terça-feira, 18 de dezembro de 2007
depois do frio... vem a bonança
Para surpresa de todos, Vila Real hoje vestiu-se de branco (semi-transparente) por breves momentos, a neve não era intensa mas fazia a delícia de muitos deambulantes que por aí andavam.
Deixo aqui um pequeno "roi roi de inveja" da tarde de hoje na universidade:
terça-feira, 11 de dezembro de 2007
“pequenos grandes pormenores” - exposição de fotografia
da autoria de Celso Assunção, “pequenos grandes pormenores” é o resultado de um conjunto de fotografias onde o objectivo foi salientar um pormenor, quase que como se tratasse de uma fotografia dentro de outra. Onde se foca o objecto que se quer destacar, mantendo a cor real que lhe pertence, a não perder no bar "O Galitos" - Aveiro durante os meses Dezembro e Janeiro.
celso assunção nasceu em aveiro, em 1978.
designer, estilista, fotógrafo, musico, pintor.
licenciado em design pela universidade de aveiro em 2003, desde cedo manteve contacto com o mundo das artes.
músico desde os 5 anos, passou por várias bandas e faz parte actualmente da magna tuna cartola.
como designer já ganhou vários prémios a nível nacional, alguns deles promovidos pelo centro portugês de design.
como estilista, celsus, já ganhou nome e chegou recentemente a uma das maiores montras da moda nacional, o portugal fashion, integrado na "portugal fashionweek2 [porto+lisboa]".
a pintura e a fotografia são paixões que deixa para as horas de menos trabalho.
> premiado com menção honrosa na área de fotografia no concurso “aveiro jovem criador 2003”, organizado pela câmara municipal de aveiro.
> premiado com o 2º lugar do concurso de fotografia “12 horas/12 fotos”, promovido pela câmara municipal de aveiro, em 2002.
“gosto de fazer de tudo um pouco. a minha vida não pode, de maneira nenhuma, ser uma monotonia...”
segunda-feira, 3 de dezembro de 2007
" Fragmentos do Quotidiano" - Exposição de fotografia
"Fragmentos do Quotidiano" - Exposição de fotografia da autoria de Ana Marau (eu) que teve lugar no bar "O GALITOS"em Aveiro nos meses Outubro e Novembro de 2007 viaja agora até à Casa das Artes de Arcos de Valdevez de 3 a 16 de Dezembro integrada no Artes Electrónicas (III performance de som/imagem)
"ana marau (ghafa), nasceu em s. joão da madeira em1983. estudante de biologia na utad (universidade de trás-os-montes e alto douro), em vila real, sempre teve uma paixão pela fotografia e a criatividade bem junto a si. tem ganho formação e experiência a esse nível. sempre de máquina em punho, regista tudo o que lhe parece diferente, sobretudo certos pormenores que fotografa num tamanho macro.
(...)
ghafa de mafagafa!
"...um ninho de mafagafos, com cinco mafa-gafinhos, quem desmafagafizar os mafagafos, bom desmafagafizador será...
um ninho de mafagafas tinha seis mafagafinhos. tinha também magafaças, maçagafas, maçafinhos, mafafagos, magaçafas, maçafagas, magafinhos. isso além dos magafafos e dos magafafinhos.
um ninho de manfagafas com nove manfagafinhos quando a ifagafa-fala' falam todos os manfa-gafinhos..."
um ninho de magarfagafa com cinco magarfa-gafinhos; quando a magarfagafa guincha, guincham os cinco magarfagafinhos. quem os desmagarfa-gafizar, bom desmagarfagafizador será."
____________________________________________________________
Dêm lá um salto... vai ser festa rija... da boa!
:)
terça-feira, 20 de novembro de 2007
Just in time
Isto para dizer que mais uma vez cheguei à aulinha da manhã pela hora açoreana (palavras ditas pelo meu professor de Fisiologia vegetal), desta vez o contratempo não foi fotografar as vacas e os bois universitários, nem foi a chuva que insistia em cair (graças a Deus o grande amigo Ingi acordou cedo e deu boleia...) mas sim ... a culpa e toda a culpa do meu atraso é atribuída a uma mera torradeira do bar do edifício onde tinha aulas. Claro que não foi das funcionárias que lá atrás falavam em "cochichos" a um nível de décibeis superior ao normal, ou de estarem no "parlapié" com as pessoas que por ali passavam enquanto eu queria fazer o meu pedido...de modo algum, a culpa foiinteiramente da TORRADEIRA que demorou 30 MINUTOS (esta fez-me lembrar o porco e uma das suas características) a torrar o pãosinho... 30 minutos depois já a meia de leite estava fria (a do ingi, porque eu já estava a prever a demora e pedi no fim) ora, mais uns minutecos para voltar a aquecer...
É de salientar que o bar aquela hora da manhã estava atolado com duas pessoas (eu e o Ingi) por isso é comprênsível que o atendimento seja tão demorado... Acho que o ideal é começar a pedir justificação de faltas às funcionárias do bar...
"A aluna X não pôde comparecer à aula Y a horas devido a um pequeno atraso de uma torradeira que demorou 30 MINUTOS a torrar o pãosinho da manhã"
Fico a pensar que se um dia quizesse realizar uma curta metragem naquele bar era de todo impossível... o tempo excedia qualquer tipo de definição de "curta".
(um dia falo-vos do fantabulástico atendimento da secretaria desta instituição universitária pública)
tenho dito
ele há coisas... que me ultrapassam!
quinta-feira, 20 de setembro de 2007
O cavalo romano, a bitola e o Space Shuttle
terça-feira, 31 de julho de 2007
Light (my) House
"O Farol da Barra é o mais alto de Portugal e da Península Ibérica.
Construído entre 1885 – 1893, foi projectado por um autodidacta que levou de vencida os onze engenheiros que apresentaram plantas e maquetas.
O farol da Barra, custou na altura, a quantia de 51 contos aos cofres do estado.
A escadaria é composta por dois sectores: o primeiro, com 271 degraus, é uma escada em pedra, em forma de caracol; o segundo, é uma escada metálica, com 20 degraus (actualmente com elevador).
O cilindro tem de altura 44,5 metros, situando-se o foco luminoso a 62 metros, permitindo-lhe projectar os raios de luz a cerca de 60 quilómetros de distância, interceptando os faróis da Figueira da Foz e de Leça da Palmeira."
Eu estive lá em cima e fui a pé... pisei os 271 degraus em pedra mais os 20 degraus metálicos!
escadinha em caracol
sexta-feira, 29 de junho de 2007
Latas Venenosas
Hoje vou directa ao assunto que me escandalizou o dia, "Estudante morto por ratos"! Li esta notícia a partir de um site que me enviaram.
Pois bem malta só vos digo vejam lá onde metem a boca, aquele gesto banal de quando se tem sede e se pede uma "CocaCola de lata" ou um "IceTea de lata" ou qualquer outro tipo de bebida enlatada é de abrir e beber directamente sem palhinha ou mesmo sem limpar a superfície, a partir de hoje tal gesto para mim mudou...
1º LIMPAR,
2º BEBER DE PALHINHA.
Meus amigos é um conselho que eu dou a todos. Nunca se sabe por onde andaram as latas, ou que animais passaram por elas antes de nos virem parar as mãos, aliás à boca!!!!!
Passo a citar a notícia:
"Um estudante do curso de Direito da Universidade Internacional (UI) da Figueira da Foz morreu devido a uma infecção sanguínea fulminante provocada pela leptospira, uma bactéria transmitida pela urina dos ratos.
O jovem terá contactado com uma lata contaminada, segundo a edição do Correio da Manhã desta quarta-feira.
O incidente ocorreu na noite da Festa de Santo António, no dia 13, na Figueira da Foz, onde esteve com um grupo de amigos.
(...)
Chegou debilitado ao Hospital da Figueira da Foz e devido ao seu estado grave foi transportado para o Hospital dos Covões, em Coimbra, onde ficou internado nos cuidados intensivos. Não resistiu à infecção e faleceu na madrugada do dia 17.
«Peste-negra continua a matar»
«A infecção generalizou-se no organismo muito rapidamente. Os médicos disseram-nos que tudo aponta para que tenha sido provocada pela urina de ratos», explicou Octávio Santos Nabais, pai do estudante que ficou incrédulo quando descobriu que a «peste-negra continua a matar».
(...)"
(in http://www.portugaldiario.iol.pt/)
Pensem duas vezes antes de beber...
quarta-feira, 27 de junho de 2007
no soul (stop motion)
Da autoria de João Neiva com a visível participação como actor de Makumba...
Achei bastante interessante.
[ Há coisas fantásticas, não há? ]
terça-feira, 19 de junho de 2007
Vá para fora cá dentro
Teve azar obriguei-o a ouvir os meus cd's (musica que não é bem o género dele...) obriguei-o a aturar-me a dançar no carro, a dizer Olá às ovelhas, teve que gramar também com o meu dente do ciso que está a nascer, a minha contagem de núvens, e como se não bastasse ainda teve que ver as minhas figuras tristes a espremer espinhas ao espelho (isto tudo só na viagem).
Mas até que valeu a pena a escapadinha, para quem dizia que Trás-os-Montes é um deserto ou mesmo uma seca (não é só o Alentejo como afirmam certas personalidades) aqui está a prova do contrário... um Oásis no meio de "nada", com muita água para combater a "seca"... A Barragem do Azibo.
Situada em Macedo de Cavaleiros (um pouco mais a cima quem vai de carro pela IP4), esta represa aloja pequenas praias fluviais bem condicionadas (com direito "lifeguard" e tudo)... uma autênticamaravilha. Pronto lá andamos nós a meter areia nos pés, a ver putos ranhosos a fazerem mil e uma asneiras, e eu a aturar as ideias "idiotas" do ingi a dizer que queria ir ao banho...
Fim do passeio.
[Há coisas fantásticas, não há?]
Lá voltamos nós para Vila Real... no meu caso para o pesadelo do estudo!
Ahhhh já viram um helicoptero em plena estrada... digo eu em plena IP4??? sobre rodas? sim daqueles grandes... vermelhos.. JÁ???
Nós vimos um. Uma cena inédita.. um Helicoptero a ser rebocado... também vimos outro reboque estranho... um autocarro em cima de um camião!!! Ah e aqueles camiões que dizem "Transporte de Gado Vivo" também vimos mas estes são mais frequentes, o irónico é que o único "Gado Vivo" que ia embracado naquele camião era o motorista e o passageiro...
segunda-feira, 18 de junho de 2007
Gostos de Portugal
É preparado com diversas plantas (entre as quais o eucalipto, a canela, o alecrim e a alfazema) e sementes aromáticas, que são submetidas a um processo de dupla destilação. Apresenta uma tonalidade de topázio transparente. O sabor é doce.
É normalmente consumido como digestivo, simples ou com gelo."
terça-feira, 12 de junho de 2007
Para bocas sãs e dentes saudáveis
Já alguém enquanto sentado no sofá a ver o seu programa favorito da TV tomou atenção à secção publicitária??
Estava eu a ver os spots publicitários repetidos vezes sem conta, etc e tal... quando reparei na quantidade de anúncios de produtos para a higiene oral. Ele é Dentríficos, Escovas Manuais, Escovas a pilhas, Elixirs... e como se não bastasse existe uma enorme variedade em cada tipo de produto...
Fico eu a pensar, ora quero lavar os dentes com o intuito de que eles fiquem limpos e saudáveis então teria que usar a Colgate Total porque é de protecção antibacteriana de longa duração, ou seria melhor usar a Colgate Anti-Tártaro mais branqueadora porque é "mais" branqueadora??
O que quero dizer é que com tanta coisa onde cada uma tem uma característica particular leva-me a pensar que para ter os meus dentinhos e as minha gengivinhas saudáveis e bonitas teria que escovar os dentes com todos os tipos de produtos desde a escova que também serve para a língua ou outra que limpa bem entre os dentes ou sei lá uma a pilhas que mais parece um berbequim... o que demoraria umas 3 horas!
A título de curiosidade:
Dentífrico fabricado em Portugal.
"A pasta dentífrica Couto não é testada em animais e os ingredientes principais são à base de extractos de plantas. Não contém LSS, (Lauril Sulfato de Sódio).
Esta pasta de dentes é fabricada desde 1932 por uma empresa portuguesa.
Tem propriedades antissépticas e está igualmente indicada para evitar afecções inflamatórias e infecciosas da boca.
A sua fórmula é mais concentrada do que a doutros dentífricos, pelo que é necessário colocar menos quantidade de pasta na escova."
[já dizia o outro: "ele de facto, há gajos para tudo"]
segunda-feira, 11 de junho de 2007
Pelos de gato
Ainda dizem que só os gatos cospem bolas de pêlo...
Dormir com o Gato Fredo nesta altura do ano é pior do que lavar os dentes com uma escova a cair de podre...
Acordar de manhã com a almofada carregada de pelos, ou meter os pés no chão e ficar com finos e pequenos cílios colados, ou no cantinho atrás do móvel um tufuzinho de pelo... ou ainda chegar a casa e deparar com o belo do Fredo deitado com ar de quem já dorme há umas belas horas em cima da camisola preta que se encontrava guardada no guarda-fatos do qual por esquecimento a porta ficou aberta...
Sem dramatizar... pensando bem se fosse alérgica o caso mudava de figura!!!!
...e apesar de tudo o gajo até um gato pÓrreiro.
já dizia o outro: "ele de facto, há gajos para tudo"
quarta-feira, 6 de junho de 2007
OH NÃO! Mais um Blog
De volta ao mundo dos blogs, sei lá bem porquê... apeteceu-me...
Dilema:
- que raio de nome dar, ora porra que se lixe bota lá mais um nome ridiculo para não destoar no meio dos 300 mil e tal blogs que atropelamos por aí...
- que raio vou eu escrever nesta coisa dita por muitos de "espacinho", cantinho", "refúgio", e blá blá bla, pois não sei realmente, mas lá me hei-de de lembrar!
Ora, pois, portanto, então...
Tenho dito