terça-feira, 15 de janeiro de 2008

As Cavacas de São Gonçalinho - o santo dos "problemas conjugais"


"No bairro piscatório da Beira-Mar, em Aveiro, as redes lançam-se ao céu e não ao mar, para aparar cavacas doces que pagam promessas a S. Gonçalinho e são atiradas por devotos do alto da capela.

Desde sexta-feira que a sineta do templo toca a avisar o povo de que são lançadas as cavacas lá de cima, para os incautos se protegerem porque o doce é duro, mas sobretudo para que centenas de "pescadores do ar" ergam as nassas ou camaroeiros, disputando com perícia o doce, numa "faina" digna de se ver.

Foi assim ainda domingo à tarde e à noite, foi assim ontem depois da missa, num ritual secular que se repete a 10 de Janeiro de cada ano e no fim-de-semana que antecede a data.

Na pequena capela do bairro típico da Beira-Mar, o "mais cagaréu" dos santos de Aveiro presenteia quantos se juntam no adro com cavacas lançadas em cumprimento de promessas feitas para que exercesse a sua santa interferência em dificuldades mais ou menos íntimas. Cá em baixo, ao toque da sineta, junta-se povo de todas as idades, munido de paus com sacos de rede na ponta ou guarda-chuvas invertidos, para agarrar o máximo de cavacas. O espectáculo é ímpar e mais parece pertencer aos modernos "jogos sem fronteiras" do que a um ritual de devoção secular. (...)"

via O Público


[pena o S.Pedro não ter favorecido as festas de São Gonçalinho e armar o "pé de água" em plena praça]






Nenhum comentário:

Música do dia

em stand by

Perseguidores

Traulitando por: