Hoje, ao anoitecer, não hesite em olhar para o céu. Se o tempo permitir, poderá testemunhar um dos raros espectáculos celestiais. Trata-se da "Chuva de Meteoritos de Geminid" provocada pelo rasto deixado pelo asteróide 3200 Phaethon.
A chamada 'chuva de meteoritos' normalmente ocorre em Agosto e uma vez por ano mas, se hoje à noite o tempo permitir, pode vir a assistir ao melhor 'espectáculo' celestial do ano. A notícia foi avançada no site oficial da
NASA que adianta ser uma ocorrência que convém não perder. Trata-se da já referida "Chuva de Meteoritos de Geminid", um dos melhores 'espectáculos' celestiais que cruzam os céus e que pode ser visível em qualquer parte do mundo, a partir do pôr do sol. Às primeiras horas da noite também será possível observar, durante apenas 15 minutos, um meteoro brilhante.
O fenómeno será visível ao longo dos próximos tempos, mas hoje é o melhor dia para apreciar este espectáculo dos céus.
O fenómeno acontece devido ao movimento do próprio planeta Terra que passa por uma gigantesca nuvem de pó, deixada pelo rasto do asteróide 3200 Phaethon. Para os cientistas, a chuva de meteoritos provocada por este corpo celeste não deixa de ser um mistério já que, usualmente, o fenómeno apenas acontece com cometas, compostos por gelo, rocha e pó.
Os asteróides são compostos por rocha e, normalmente, não deixam rasto. Tal não acontece com o 3200 Phaethon. Neste caso, os cientistas da NASA tentam descobrir porque razão este asteróide é responsável por uma das mais fantásticas "Chuvas de Meteoritos" jamais observadas.
Em declarações à CBS News, o meteorologista Brian Guyer comentou que este facto acontece todos os anos. Porém,
«este é particularmente forte» , observou.
Portanto, não hesite em reservar para hoje à noite uns minutos de deleite celestial...
Nenhum comentário:
Postar um comentário