domingo, 4 de outubro de 2009

A Marcha Mundial pela Paz e a Não-Violência.



A Marcha é um projecto completamente apartidário que ambiciona divulgar, expor, e denunciar «a perigosa situação mundial que nos está a levar para as guerras com armamento nuclear», dar voz «à maioria dos cidadãos do mundo que não estão a favor das guerras nem da corrida ao armamento», conseguir « o desaparecimento das armas nucleares, a redução progressiva e proporcional do armamento, a assinatura de tratados de não agressão entre países, a renúncia dos governos à utilização da guerra como meio de resolução de conflitos», «pôr em evidência as outras múltiplas formas de violência (económica, racial, sexual, religiosa», e «proporcionar aos que sofrem um canal para se fazerem escutar».

À sua passagem pelas cidades serão realizados todo o tipo de fóruns, encontros, festivais, conferências e eventos (desportivos, culturais, sociais, musicais, artísticos, educativos, etc) que irão sendo organizados conforme as iniciativas que surjam em cada lugar. Cabe a cada um de nós organizar o seu evento pela Marcha. Tudo o que a nossa imaginação permitir.

Interessa também convocar todos os meios de comunicação para que difundem esta volta ao mundo pela paz.

A Marcha vai atravessar 6 continentes, 90 países, 160.000 Km, ao longo de 90 dias, a começar na Nova Zelândia no dia 2 de Outubro de 2009, aniversário do nascimento de Gandhi e declarado pelas Nações Unidas «dia Internacional da Não-Violência», e acabará dia 2 de Janeiro de 2010 na Argentina.

A rota Galiza - Portugal: Finisterra – Lisboa terá inicio no dia 24 de Outubro de 2009 e percorrerá as cidades Santiago de Compostela, Corunha, Lugo, Ourense, Pontevedra, Vigo, chegando a Tuy no dia 1 de Novembro. Nesse dia acontecerá uma cerimónia conjunta na fronteira, na qual os portugueses receberão os testemunhos dos galegos, dando inicio ao percurso no território português. Em Portugal a Marcha vai passar em Valença do Minho, Viana do Castelo, Braga, Guimarães, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Caldas da Rainha e Lisboa. Em simultâneo irá avançar o percurso sul: Évora, Setúbal e Lisboa. O ponto de encontro será em Lisboa no dia 12 de Novembro. A 14 de Novembro a rota Galiza – Portugal irá confluir com a rota da equipa permanente mundial, em Toledo, Espanha.

Todas as informações e esclarecimentos de dúvidas podem ser resolvidos em www.marchamundial.org ou em info.marchamundial@gmail.com .

Nenhum comentário:

Música do dia

em stand by

Perseguidores

Traulitando por: